domingo, 6 de setembro de 2015

10 COISAS QUE PRECISAS (e eu também) DE FAZER DURANTE A FACULDADE

Criei o blog para festejar a minha entrada na faculdade que eu queria e, por isso, com a aproximação do início das aulas, criei uma lista de 10 coisas que toda a gente precisa de fazer durante a universidade... Ou, pelo menos, o que eu acho que toda a gente precisa.


1. Beber café (sem açúcar)

Pode parecer básico, simples e estúpido mas café, na minha opinião, é o que define a idade adulta. Não literalmente, mas em filmes e séries ele é o melhor amigo do Homem e, para aqueles que detestam esta bebida e preferem mil vezes chá com leite com montes de açúcar, é uma prioridade na entrada numa faculdade!



2. Acordar assim que o despertador tocar (e não desligá-lo 10 vezes antes de levantar)

Esta é uma coisa obrigatória e essencial no percurso universitário. Vão haver mais trabalhos do que no secundário - difícil imaginar, certo? - e, por isso, todo o tempo livre que tivermos vai ter de ser gasto com coisas fundamentais. Dormir é fundamental, é verdade, mas os 10/15/30 minutos a mais de manhã vão ter de acabar. Sim, vou ter deixar de ver séries até às 4h da manhã.



3. Votar para a AE (e não deixar o voto em branco)

Nos meus 3 anos de secundário, havia sempre aquela semana quase sem aulas em que pseudo-famosos apareciam na escola para a lista X ou Y vencerem. Mas a verdade é que - apesar de eu usar essa altura para não ir à aula chata de História A - eu nunca ia votar. Filas gigantes e intervalos perdidos com um único objetivo: ganhar uma lista que faz menos do que a perdedora. Mas na faculdade eu prometo que isso vai mudar. Realmente, a Associação de Estudantes é algo importante, ou não?



4. Ir à biblioteca para estudar

A verdade é que eu já entrei na biblioteca da minha antiga escola várias vezes. Metade delas foi em aulas e a outra metade para imprimir trabalhos. Mas se pensar bem, sem ser os alunos de CT, quem é que entra na biblioteca só para estudar? Ida para a faculdade, nova vida, novos hábitos e um deles é permanecer naquele recinto cheio (ou vazio) de alunos a estudar a matéria da cadeira mais secante nem que seja por 10 minutos.



5. Entregar um trabalho antes do prazo

Regra de todos os alunos do secundário: se o trabalho é para entregar segunda-feira, começa-se a fazê-lo domingo à noite no intervalo dos Ídolos ou de outro programa qualquer (porque convenhamos tudo é mais interessante do que fazer trabalhos para apresentar na escola). Mas os tempos do secundário acabaram e, como já referi antes, tudo fica mais complicado! Por isso, se o trabalho for para entregar segunda, fazes quarta e quinta para teres sexta e o fim-de-semana para saíres com os teus amigos - ou apenas ficar em casa a ver séries.



6. Ter um 20

Sem muitos pormenores, é só ter um 20 e ter uma desculpa (apenas para nós) para podermos comprar a mala que tanto queremos e que é suuuuuper cara ou então o videogame que saiu na semana passada. 



7. Faltar às aulas (para dormir ou... para dormir)

Secundário é sinónimo de pais ou encarregados de educação sempre a chatearem-nos e a acordarem-nos cedo (ou não, mas eu tive grande azar) para não faltarmos à escola. Nem mesmo uma constipaçãozinha é uma desculpa para ficar em casa para eles! Mas para os universitários - e especialmente aqueles que vão morar sozinhos, como eu - a boa notícia e também má é que não vão haver pais! Mas agora uma dica: não se pagam as propinas para se faltar 4 dias por semana e só ir à aula de quarta-feira, por isso, sem exageros.



8. Fazer um piercing, uma tatuagem ou pintar o cabelo

Ou as três opções acima! É sempre bom mudar um pouco, na minha opinião, desde que seja para melhor e que seja com consciência. Não é só porque os outros fazem, mas é excelente finalmente podermos ser e ter aquilo que tanto queremos. 



9. Organizar uma festa

Se calhar é muito arriscado. Se calhar não, é mesmo muito! Mas quem é que já viu filmes americanos e se imaginou numa residência de estudantes a beber até cair (isso não!!!), conhecer gente nova, dançar até às 9h da manhã, entre tantas e tantas coisas que... Enfim, vejam American Pie e percebem do que estou a falar. E se não quiserem organizar uma festa, vão a todas!



10. Ir de ressaca para as aulas

Isto é hardcore - ou não se o vosso secundário se baseou nisso - mas é algo que todos deveriam experimentar para chegarem à conclusão que da próxima vez não o vão fazer. Mas vejam que divertido: dores de cabeça, má disposição e vontade de ficar na cama para sempre com professores a falarem matérias chatas (ou não mas nessas alturas isso não importa) e colegas irritantes por todo o lado. Super divertido! Mas, facilitando, se não querem ir de ressaca para as aulas, vão de direta. É mais simples e igualmente doloroso.



Gostaram das dicas? Eu sei que não, mas algumas delas são definitivamente para experimentar. No final da faculdade vou ver se cumpri os 10 objetivos ou se... Sou assim tão fraquinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário